fbpx

Um verdadeiro refúgio no meio da cidade de Braga, onde está sediada a RE/MAX Move: o Jardim de Santa Bárbara é um dos jardins mais bonitos desta região, e equilibra as regras da geometria com a aleatoriedade das cores provenientes das flores, da vegetação e dos pássaros.

O facto de se situar no centro da cidade e interromper a sequência de construções de cimento e tijolo, torna-o um lugar especial. É uma espécie de refúgio ou oásis citadino que nos convida a fazer uma pausa, ler um bom livro ou partilhar uma refeição com os amigos. Tal como o título indica, quem é de Braga sabe bem do que estamos a falar!

No fundo do jardim, uma parede alta em pedra recortada por ameias, faz lembrar um castelo. Essa fachada faz parte do paço Medieval de Braga e foi erguida no final da Idade Média, pelos arcebispos D. Gonçalo de Pereira e D. Fernando da Guerra. Atualmente, funciona como Arquivo Distrital de Braga e faz parte de um complexo maior chamado Paço Episcopal de Braga.

O lado místico do Jardim de Santa Bárbara

Mas o Jardim de Santa Bárbara não é só belo, tem também um lado místico. Vamos por partes.

Por um lado, no centro do Jardim, encontra-se uma fonte do séc. XVII que inicialmente se encontrava no antigo Convento dos Remédios (onde hoje podemos ver o Theatro Circo). No topo da fonte, está representada Santa Bárbara, nascida na Turquia, protagonista de uma história trágica.

Fonte Jardim Santa Bárbara

Fonte do Jardim de Santa Bárbara

Segundo a tradição católica, Santa Bárbara terá sido castigada pelo próprio pai, que não gostou que a filha tivesse professado a religião Cristã. Depois de a mandar torturar numa tentativa de a reconverter, degolou-a com as próprias mãos.

Outro aspeto curioso é o facto deste jardim ser escolhido por muitos dos adolescentes de Braga para declararem as suas promessas de amor. Provavelmente, poucos saberão desta história, e isso pouco importa… Desde que este lugar continue a ser eleito para a troca de juras de amor, temos a certeza que a Santa Bárbara ficaria feliz!

Aproveite, e da próxima vez que visitar a cidade de Braga já sabe, tire um tempinho para apreciar a beleza do Jardim de Santa Bárbara. Não se irá arrepender, com toda a certeza!