fbpx

Em Celorico de Basto, onde está situada a Remax Move :: Região de BASTO, há um monumento histórico que se destaca dos restantes, pela sua imponência e por tudo o que transmite ao povo desta terra: estamos a falar, claro está, do Castelo de Arnoia!

Também conhecido como Castelo dos Mouros ou Castelo de Moreira, situa-se na povoação e freguesia de Arnoia, concelho de Celorico de Basto. Ergue-se sobre um maciço de pedra, em posição dominante sobre a povoação da antiga Vila de Basto, que outrora foi a sede do Concelho com Casa da Câmara, Pelourinho e Cadeia.

História e Características
A época da construção deverá remontar ao final do século X ou início do XI, acredita-se que ligada à defesa do vizinho Mosteiro de São Bento de Arnoia, também fundado neste período. Contribui para esse raciocínio a data de 1034, assinalada na lápide da sepultura do alcaide do castelo (e provável fundador do mosteiro, segundo alguns autores), Múnio Muniz, no claustro daquele mosteiro. Foi classificado como Monumento Nacional em 1946, e requalificado em 2015, sendo que nesse mesmo ano foi inaugurado e aberto ao público.

Quanto às suas características, é, tal como referido acima, erguido sobre um maciço de pedra, apresentando uma planta poligonal irregular orgânica (adaptada à conformação do terreno), sendo que as suas dimensões até são consideravelmente pequenas. As obras de requalificação feitas em 2015 trataram as fachadas das muralhas e da torre, e melhoraram os acessos ao monumento nacional. O pavimento, a cobertura da torre, as portas e as janelas também foram restaurados.

Este é então um belo local para visitar, mas saiba que toda a região de Celorico de Basto apresenta um património edificado soberbo, que inebria quem o visita. Fica o conselho… venha visitar-nos nesta região!