Ponte de Lima, uma das vilas mais antigas de Portugal (há quem diga mesmo que é a mais antiga), e sede da Remax Move Limiana, é conhecida pelo seu encanto, mas sobretudo pelo valor histórico, cultural e arquitetónico únicos em Portugal!

Um dos pontos mais emblemáticos desta zona é, sem sombra de dúvidas, a Ponte Velha, situada sobre o Rio Lima, e que salta logo à vista pelos dois troços completamente diferentes que conseguimos observar. Mas sabe qual é a história por detrás desta ponte, eleita Monumento Nacional desde o longínquo ano de 1910?

A história da Ponte Velha 

Esta ponte, tal como referimos anteriormente é, na realidade, um conjunto formado por duas pontes: um troço medieval, de maior dimensão, que tem início na margem esquerda e se estende até à Igreja de Santo António da Torre Velha e a passa ainda em dois arcos, e depois, o troço que resta da ponte romana. São apenas cinco arcos a partir do grande arco que está em leito seco. Se descer verá também os alicerces da Torre Velha, talvez a primeira do sistema defensivo medieval.

A ponte romana data provavelmente do século I, uma vez que foi nessa época que se procedeu à abertura do trajeto de uma das vias militares do antigo “Conventus Bracaraugustanus”, que ligava Braga a Astorga, neste caso a Via XIX, mandada abrir pelo Imperador Augusto. Realçar que este foi um período marcado pelas invasões romanas à Península Ibérica.

No que respeita à parte medieval, pese embora se possa recuar no tempo, pelo menos até aos reinados de D. Pedro I e de D. Fernando, por ligação direta à construção das muralhas e das torres que fortificavam a vila, obra terminada em 1370, ou até de D. Dinis, tendo em conta documentação que refere uma ponte, que também poderia, por aquela altura, ser de madeira, sabemos da sua existência no reinado de D. Manuel I, mais precisamente em 1504, por este monarca ter mandado fazer novo calcetamento e colocar merlões para decoração da ponte, pois já não se justificavam como opção defensiva e militar.

À imagem da própria vila, também esta Ponte tem origens bem antigas, e representa então um marco importante para Ponte de Lima, sendo um dos pontos altos de quem visita esta região. Convidámo-lo a visitar esta vila, e de uma coisa pode ter a certeza… não se irá arrepender!