fbpx

A cidade de Braga, sede da Remax Move, está localizada no norte do território português, e é a cidade mais antiga de Portugal! Esta foi edificada em 16 a.C., com a designação de Bracara Augusta, em homenagem ao imperador romano César Augusto. A cidade tornar-se-ia depois a capital da província da Galécia, e integraria os três conventos do Noroeste peninsular e parte do Convento de Clúnia.

Apesar de ser uma cidade muito antiga, e repleta de história, é também muito jovem! Cerca de 40% da população é formada por habitantes com uma idade ou inferior aos 30 anos e, desta forma, foi até considerada a Capital Europeia da Juventude no ano de 2012.

Roma Portuguesa?

Apelidada das mais diversas formas, a nossa cidade ganhou a designação de “Roma Portuguesa” no século XVI, através do arcebispo D. Diogo de Sousa. Influenciado pela sua visita a Roma, este desenha uma nova cidade de Braga onde, tal como em Roma, as praças e igrejas abundam.

A este título está então associado o facto de existirem inúmeras igrejas por km² em Braga, sendo que a cidade é também considerada o maior centro de estudos religiosos em Portugal! Além disto, uma das características mais fascinantes e curiosas de Braga é o facto de grande parte das atrações estarem todas concentradas no centro histórico, ou seja, é possível, numa caminhada não muito longa, visitar uma enorme variedade de locais.

Locais Emblemáticos

Um desses locais, e talvez o mais emblemático, é a Sé de Braga, estritamente ligada à cidade e à sua história, reúne uma grande diversidade de estilos arquitectónicos, o estilo românico (estilo inicial), o estilo gótico (capela dos Reis), o estilo manuelino (exterior da cabeceira da igreja principal), o estilo renascentista (Igreja da Misericórdia de Braga), o estilo Barroco (altares de algumas capelas e os órgãos e coro da Igreja principal), o Neoclássico (Claustro), entre outros de menor expressão.

Já a Igreja da Sé começou a ser construída em 1070, e é a mais antiga de Portugal. Por esse motivo surgiu a expressão “é mais velho que a Sé”, quando se faz referência a uma coisa muito antiga. A igreja foi construída sob fundações de um templo romano dedicado à Deusa Ísis e, na parte de trás, é possível ver uma inscrição à Deusa!

A Igreja de Santa Cruz é também ela um local de extrema beleza, e com uma tradição no mínimo… curiosa, relacionada com a fachada da igreja: dizem que quem achar 3 galos casará rapidamente! Solteiros ou casados, procuramos galos na fachada e, depois de muito procurar o terceiro galo, percebemos que se trata de uma brincadeira, e que o terceiro galo de facto não existe!

Braga é então uma cidade repleta de história, mas com uma população jovem, perfeita para viver uma vida ativa, descansado na reforma ou apenas para visitar durante alguns dias. Venha conhecer esta maravilhosa cidade, mas lembre-se… Quando cá estiver, não perca tempo a procurar o terceiro galo!